Aplicativos Para Aprender Um Novo Idioma

Quais são os melhores aplicativos para aprender idiomas? Eles realmente funcionam? Quanto custam? Saiba tudo a seguir e veja se vale mesmo a pena investir em um deles para falar uma nova língua.

Aprender outra língua é fundamental hoje em dia, por diversos motivos, mas principalmente, por questões profissionais. A redução das vagas de emprego no Brasil faz com que as empresas fiquem mais exigentes.

Por isso, cada diferencial conta muito no currículo, e saber falar outro idioma é quase um passaporte para quem deseja garantir uma vaga em determinadas empresas., por isso, veja quais são os melhores apps de idioma.

Benefícios de usar aplicativos para aprender idiomas

Já falei antes sobre as vantagens de ter um segundo idioma no currículo, mas não é apenas em relação à vida profissional que isso faz diferença. Existem outros motivos pelos quais você deve aprender uma nova língua.

Por exemplo, na hora que, finalmente, você conseguir realizar uma viagem internacional, terá muito menos dificuldades para se locomover. Falando o idioma local, sua viagem será muito mais proveitosa.

Nesse caso, a melhor opção é aprender a falar inglês, pois em vários países onde o mesmo não é a língua oficial, ele vem como a segunda opção. Sendo assim, de uma forma ou outra as coisas serão mais fáceis.

Por que usar aplicativos para aprender idiomas?

Já sabemos o quanto é importante falar mais que um idioma, mas porque apostar em aplicativos para aprender idiomas, em vez de frequentar uma escolha física convencional  como a maioria?

O primeiro motivo é que, quase sempre, nos encontramos muito ocupados no dia a dia. Logo, é bem provável que não haja tempo para ir a uma escola. Quando conseguimos, a produtividade é baixa.

Além disso, aprender outra língua por meio de um aplicativo tem um custo-benefício melhor. Isso porque fazemos as aulas de onde e quando quiser. Ademais, os custos são bem menores.

Os top 5 aplicativos para aprender idiomas gratuitos

1 – Duolingo

Vou começar essa seleção com o Duolingo porque ele é um dos mais populares dentre os aplicativos para aprender idiomas. Esse app oferece grande variedade de idiomas entre as mais comuns (inglês e espanhol) e outras mais desconhecidas.

O aplicativo pode ser acessado em vários idiomas também, mas quem domina o inglês pode ter alguns benefícios a mais, como, por exemplo, aprender o mandarim a partir do inglês. Sabia que essa é uma das línguas mais desejadas do mundo?

Além disso, o Duolingo nos oferece uma dinâmica diferente para facilitar o aprendizado. Tudo funciona de forma parecida com um jogo onde ganhamos ou perdemos pontos de acordo com nosso desempenho.

2 – Babbel

O Babbel foi desenvolvido por especialistas em idiomas, uma de suas principais vantagens é que o aplicativo organiza suas lições usando um método também facilitador. Nesse ambiente tudo é organizado com base em temas do cotidiano.

Por exemplo, os títulos são do tipo: qual é o seu nome? Qual sua comida preferida? Desse modo, nos ensinam a falar e agir em situações descritas nos títulos, de forma bem natural e didática.

Outro diferencial desse app é que apresenta uma agenda de revisões que ajuda a voltar em assuntos que já estudamos com muita facilidade. Ao todo, são disponibilizados 14 idiomas, dentre eles:

  • Inglês
  • Francês
  • Espanhol
  • Alemão
  • Italiano
  • Turco
  • Polonês

3 – Busuu

O Busuu também é um dos aplicativos para aprender idiomas que vale a pena considerar. Isso porque o mesmo tem como característica apostar na interação dos usuários para auxiliar no aprendizado.

Com ele você terá a oportunidade de aprender 12 idiomas diferentes e o melhor de tudo está por vir.  Nesse ambiente, podemos interagir e conversar com usuários nativos da língua que está sendo aprendida.

Além de assistir aulas normalmente pelo aplicativo, os alunos, igualmente, podem escrever e criar áudios que são avaliados de forma direta por esse nativos de outros países. Acredito que essa ferramenta seja extremamente valiosa para quem deseja melhores resultados.

4 – Memrise

A metodologia aqui é um pouco diferente das demais. Em vez de focar em meios didáticos de fala e exercícios, o Memrise tem como meio de ensino a memorização de palavras. Pode parecer estranho e retrógrado, mas muitas pessoas aprendem melhor assim.

Uma prova de que isso realmente dá bons resultados, é que a plataforma tem, atualmente, 300 mil cursos que ensinam 200 idiomas diferentes. A empresa não investiria tão alto se não obtivesse retorno.

Por fim, em relação ao método e conteúdo, o app conta com vários módulos e os alunos podem escolher a depender do que o usuário tem como bagagem, ou seja, temas para iniciantes, intermediários e avançados.

5 – Voxy

O Voxy também é um app de idioma já muito conhecido em diversos países e vem ganhando o coração dos brasileiros. Por esse motivo, resolvi trazê-lo como uma das indicações nesse texto.

Da mesma forma que o Busu, ele também nos permite ter aulas e interagir com pessoas de outros países, facilitando e acelerando o processo de aprendizado. Pode acreditar que mesmo para iniciantes esta é uma grande vantagem.

Além disso, o Voxy é completamente adaptável, ou seja, ele consegue adaptar seus conteúdos de acordo com o nível de conhecimento de cada aluno. Por isso, já conta com milhares de usuários espalhados pelo mundo.

Gostou da nossa lista com os melhores aplicativos para aprender idiomas e já quer começar a estudar? Tenha em seu celular um aplicativo para organizar o dia a dia e não fique sem tempo!