Como Financiar A Compra De Um Carro

Financiar a compra de um carro é algo bem comum entre os consumidores brasileiros. Quer saber como o processo funciona? Então, siga lendo esse guia e fique por dentro de todas as informações necessárias.

O carro é um bem durável e, muitas vezes, com valor considerado alto para a realidade da maioria dos brasileiros que ganham entre um e 3 salários mínimos. Por isso, o mais comum é que a compra do carro ocorra por meio de financiamento.

Desse modo, se você está com planos de comprar seu primeiro veículo ou precisa trocar o atual, te convido a entender melhor como se dá o financiamento, em quais casos é possível, juros e o custo-benefício.

Financiar a compra de um carro – o que é e como funciona?

Financiar a compra de um carro é uma ação comum, mas é preciso saber todos os detalhes para não fechar algo que venha nos causar arrependimentos no futuro. Em suma, o financiamento de carro é um modelo de crédito que funciona para fim específico, ou seja, aquisição de veículo.

Geralmente, o mesmo é acionado por pessoas físicas ou empresas que têm o objetivo de adquirir um carro que não precisa ser nove. Também é possível financiar carros seminovos e também usados. Nesse caso, a empresa define quais opções oferecer aos clientes.

Mas onde posso encontrar empresas que prestam esse tipo de serviço? Bem… Podemos procurar tanto por empresas financiadoras públicas quanto privadas. Vale observar que em ambas, existe a cobrança de taxas, o que ocorre em qualquer tipo de empréstimo.  A boa notícia é que essas taxas costumam ser bem menores do que as cobradas em empréstimo pessoal.

Em se tratando de financiamento de automóvel, também contamos com um prazo mais longo para pagar, ou seja, mais parcelas. Por isso, muitas pessoas consideram esse tipo de crédito como um facilitador na hora de obter seu bem de alto valor. Em síntese, é possível pagar em até 72 parcelas.

Conheça os requisitos para financiar um veículo

Não resta dúvida de que, para quem não pode pagar a vista, financiar a compra de um carro é a melhor alternativa, muitas vezes, a única possibilidade! Mas será que essa é uma oportunidade para todos?

A princípio, vamos pensar que estamos falando sobre empréstimo de dinheiro, logo, por uma questão de segurança, as operadoras precisam criar um plano para evitar prejuízos. Quero dizer que existem uma série de requisitos que devem ser atendidos.

Olhando por esse lado, tenha em mente que não existe qualquer garantia de que o solicitante vai conseguir ter o crédito liberado e diversos fatores podem impactar nessa decisão, vejamos quais.

Fatores que causam impacto na análise

  • Idade mínima: na hora de decidir-se por aprovar o crédito ou não, as instituições financeiras incluem em sua avaliação de risco a faixa etária. Sendo assim, a idade mínima considerada para solicitar um financiamento é de 20 anos.
  • O motivo para essa regra é bem simples: na maioria das vezes, é bem difícil que antes dessa idade um indivíduo tenha um histórico financeiro que lhe permita arcar com esse tipo de gasto. Resumindo, é preciso comprovar dados de experiência financeira.
  • Situação do cadastro de CPF: sem dúvida, consegue uma aprovação de crédito mais rápida e com juros mais baixos, quem não se encontra inadimplente no mercado. Aliás, é bem difícil conseguir crédito quando já se encontra endividado.

Um dos meios de deixar a transação mais segura é investigando e descobrindo a situação do CPF, solicitando informações de empresas. Em síntese, é possível descobrir se existe algum tipo de negativação dos chamados órgãos de proteção ao crédito.

  • Comprovação de renda: financiar a compra de um carro, depende também de comprovar que tem a capacidade de realizar o pagamento das parcelas. Desse modo, você terá que apresentar documentos referentes à sua renda mensal.

É a partir dessa informação que a empresa financiadora decidirá se aprova ou não o crédito, bem como a quantidade de parcelas e os juros a serem cobrados. Lembre-se de que quanto mais segura for a transação, menores são os juros.

  • Score: score é sobre a pontuação de crédito e o comportamento do consumidor no mercado. Sendo assim, quem costuma pagar as contas em dia, consegue alcançar uma pontuação mais alta. Por outro lado, quem tem problemas com dívida, tende a ter uma dificuldade maior para conseguir empréstimo, inclusive para financiar a compra de um carro.

Financiar a compra de um carro – quais os tipos de financiamentos?

Em suma, é possível financiar a compra de um carro de três formas diferentes. São elas:

  • Crédito direto ao consumidor: o crédito direto ao consumidor ou CDC, ocorre da seguinte forma: o solicitante pega o empréstimo de uma operadora financeira, compra seu veículo e quem cedeu o empréstimo fica como proprietária do mesmo até que tudo seja quitado.

É o que chamamos de alienação fiduciária, onde a pessoa pode usufruir do bem que comprou, mas, na prática, a empresa é a dona. Essa é a modalidade mais comum entre os brasileiros.

  • Leasing: temos aqui um quase aluguel do automóvel, ou seja,  empresa leasing compra o carro e aluga ao consumidor. Após quitar todas as parcelas a mesma realiza a transferência do bem. O valor da taxa é fixado no início e não sofre alteração.
  • Consórcio: por fim, também é possível financiar a compra de um carro por meio de consórcio. Aqui são formados grupos de pessoas que compartilham do mesmo objetivo e tudo é mediado por uma empresa financeira com autorização do Banco Central.

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de veículo, conheça os carros mais vendidos do mundo e comece a fazer seus planos.